Frozen pode ter sido 2 plágios em um filme só Frozen pode ter sido 2 plágios em um filme só
Frozen é um sucesso, ninguém pode negar que a franquia está trazendo o estilo clássico Disney para a nova geração, mas e se a... Frozen pode ter sido 2 plágios em um filme só

Frozen é um sucesso, ninguém pode negar que a franquia está trazendo o estilo clássico Disney para a nova geração, mas e se a inspiração fosse uma cópia?

Não é de hoje que sabemos que a toda poderosa Disney pega algumas “referencias” de outras fontes, como por exemplo Rei Leão, mas desta vez parece ter se superado, 2 plágios em um mesmo filme deve ser um recorde.

Lembra do primeiro teaser do Frozen, onde o personagem Olaf, um boneco de neve briga com Sven a rena que mais parece um cachorro, pelo nariz de Olaf, mostrando varias cenas engraçadas, mas em fevereiro de 2011 The Snowman participou de um festival. O que Kelly Wilson, co diretora entrou com uma ação alegando “cópia os principais elementos do enredo, personagens, temas, eventos , configuração, o humor, o ritmo, o diálogo e a sequência” de seu curta.

O que corre contra Wilson é que o curta foi registrado apenas em julho de 2013, com esse ponto contra. Ela alega ainda que a Disney teria tido acesso ao curta anteriormente.

Pelo lado da Disney, alega que as semelhanças são superficiais, e tenta provar que o o memso conceito básico pode gerar obras distintas, quando o teaser de Frozen foi uma comédia louca e Snowman parte para o dilema moral.

Agora a segunda parte é para o filme em si. A peruana Isabella Tanikumi entrou com o processo contra a Disney por plágio de seu livro A Rainha das Neves.

No livro a escritora descreve fases de sua vida na Cordilheira dos Andes, no Peru. Conta fatos desde a sobrevivência de sua família a um terremoto, em 1970, até a morte trágica e prematura de sua irmã, Laura.

Ela alega que tanto ela quanto Anna se apaixonam por um homem de cabelos escuros; que ela e a irmã também cresceram em uma vila aos pés de uma montanha com neve e também têm cabelos de cores diferentes, etc.

Esses seriam alguns dos pontos citados por ela.

Acredito que a o plágio sobre a animação pode sim ser verdade, mas o da escritora eu duvido um pouco.

Confiram abaixo o Curta The Snowman e o primeiro teaser de Frozen para tirarem as conclusões.

 

 

John Weing

John Weing

Blogueiro, viciado em soda de extrato de Noz de Cola, animação 2d old school e no mundo Geek como um todo.

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a deixar o comentário abaixo.