Review Soda – Guerra dos Tronos Review Soda – Guerra dos Tronos
Olá Geeks Bebedores de Soda!! Eu sou o Fábio e vou estar com vocês ao menos uma vez por mês desvendando e dando pitacos... Review Soda – Guerra dos Tronos

Olá Geeks Bebedores de Soda!!

Eu sou o Fábio e vou estar com vocês ao menos uma vez por mês desvendando e dando pitacos no mundo da literatura, séries e outros achados do mundo geek! Esse é o meu primeiro post aqui no Soda Geek então eu queria agradecer o espaço e a confiança em meu suposto talento de escrever aqui ao João que foi quem me convidou e cedeu o espaço para eu ser colaborador aqui.

Dito isso vou começar a falar sobre o propósito desse post, a mais nova mania nerd que tem levado muitos para o lado negro da força, aquilo que tem feito estudantes estudarem menos, leitores lerem mais e a alegria do pessoal que se vicia em coisas emocionantes. Sim, se você chutou Game of Thrones está corretíssimo!

“Game of Thrones”, ou a “Guerra dos Tronos” ou ainda o nome em português da saga “As crônicas de gelo e fogo” é uma série de livros de fantasia escrita pelo autor americano George Martin que conta basicamente a história da briga pelo trono dos Sete Reinos, a disputa para ver quem é o rei/rainha de direito e ao mesmo tempo o mistério dos “caminhantes brancos” que seriam criaturas zumbificadas que moram/se escondem ao norte de uma gigantesca muralha de gelo ao norte. A série já tem cinco livros publicados (inclusive aqui no Brasil), já foi traduzida para vinte idiomas e foi indicada para diversos prêmios de fantasia e ficção científica, sem contar que ficou na lista dos “dez mais vendidos” do New York Times em 2011.

Essa saga já inspirou jogos de videogame, bonecos em miniatura (actions), histórias em quadrinhos e principalmente uma série de TV, passada pelo canal HBO e também disponível na Internet (Thanks Goddess!!!) e da qual sou viciado.  A série está na segunda temporada e já tem uma terceira temporada confirmada. Tudo que eu tenho a dizer é que é excelente, pois acontecem muitas coisas por episódio, tem muito suspense, violência, sexo e não se pode confiar em ninguém.

Não se sabe quem é bom e quem é mau ali! As disputas e intrigas para ter uma coroa à cabeça são fascinantes, o tom imoral e cínico que circula entre os reinos é deveras interessante! Para quem gosta de cenários medievais e lendas arturianas será um prato cheio, pois a série é cheio de castelos majestosos, trajes reais e de época, reis, rainhas e súditos, mas quem impera ali é o poder, tanto é verdade que o tão desejado “trono de ferro” é praticamente um personagem na trama.

A maioria dos acontecimentos se passa no continente de Westeros que abriga os Sete Reinos. As famílias mais destacadas no seriado são os Starks, os Targaryens e os Lannisters. Ao extremo norte fica “A Muralha”, que é enorme muro de gelo controlado pela “Patrulha da Noite” que são guerreiros que se dedicam a cuidar da segurança dos reinos por vontade própria (ou por livre e espontânea pressão). Os reinos do norte são menos povoados que os do sul e são muito frios, nevando inclusive, o que nos proporciona um cenário belíssimo de quilômetros e quilômetros de neve e gelo além da muralha que é uma obra monumental. Winterfell, reino e morada dos Stark é o principal reino do Norte e tem um lugar em especial que eu acho o mais lindo e sublime de toda a série que é uma árvore, não sei especificar de que tipo, mas que dá flores rosa… parece uma pintura de livro de arte, é sensacional! Os reinos do sul são mais quentes, e o “trono de ferro” fica no reino de Porto Real, que fica ao sul.

Posso sugerir que os Starks são os idealistas, os honestos, os Lannisters os que querem o poder a todo custo, os falsos e os Targaryens os guerreiros da série, correm atrás do que acreditam ser seu. O seriado tem sido comparado a “O Senhor dos Anéis” do Tolkien, só que para adultos, devido à alta carga de sexo e violência.

Falando em sexo, aparecem bastantes corpos desnudos, especialmente de mulheres, o que me fez pensar de imediato que era apelação para ganhar público, no que mudei de opinião no decorrer do seriado, pois as personagens femininas são as mais fortes e vistosas de Game of Thrones, com destaque para Daenerys Targaryen, uma mulher surpreendente que como seu nome já diz é da Dinastia dos Targaryen e está ambicionando o Trono de Ferro, da qual seu pai era rei no passado. Fiquem atentos também a Arya Stark, a segunda filha do casal Eddard e Catelyn Stark (lorde e lady de Winterfell) é uma menina corajosa e inteligente que ao contrário das mulheres do reino é interessada em aprender as artes da luta de espadas e acredito terá um papel determinante no decorrer dos acontecimentos.

Quanto aos homens devo falar de Ned Stark, que creio ser admirado pela maioria das pessoas que assistem ao leem, pela sua imensa lealdade e justiça, seu filho bastardo John Snow “veste o negro” na muralha do norte. Também é imprescindível falar de Tyrion Lannister, um anão que é irmão da atual rainha do trono de ferro, que é sua irmã Cersey, e que acabei gostando no andar da série por sua esperteza e inteligência. No fim, tudo que eu tenho a dizer é:

– Assistam, Leiam e se divirtam, porque bem como aqui no Brasil. THE WINTER IS COMING…

você pode comprar os livros e a série no Submarino , Fnac ou Saraiva

Fábio Nunes

Fábio Nunes

Apenas mais um Geek Bebedor de Soda! Viciado em Literatura e Cultura Nerd em geral!